Wednesday, July 9, 2008

A JUSTIÇA NO MUNDO DO FUTEBOL

Eu já fui Conselheiro, antecessor dos actuais, há 40 anos ou talvez antes.
Lembro-me até de que a aceitação de um nome suscitou reservas, porque era hostil ao Regime (como se as lides futebolísticas tivessem algo a ver com política).
Decidíamos os casos relativos a jogos, jogadores, dirigentes desportivos e clubes com inteira preocupação de objectividade, com total isenção, nunca nos esquecendo de que o nosso papel era o de juizes a actuar em bloco, sem deixar trazer para o exterior qualquer divergência, sempre resolvidas pelas regras legais da maioria.
Li agora nos jornais o que se passou com o acórdão relativo ao F.C. do Porto e ao Boavista e não o entendi porque está fora do mundo do Direito que me ensinaram. Vi que todos os Conselheiros eram advogados e senti-me envergonhado como colega. Por uma questão de decência não deveria a ordem dos Advogados impedir que os seus membros colaborem nesta fantochada da Justiça Desportiva ?

No comments: