Wednesday, October 10, 2007

OS SINDICATOS E AS MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS

Entendo – era dos poucos que já o afirmava antes do 25 de Abril – que os Sindicatos têm um papel fundamental na defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores, sobretudo dos mais desfavorecidos e dos que nem sequer têm emprego.
Choca-me ver os Sindicatos a alinhar na defesa dos estratos mais injustamente favorecidos da Administração Pública, esquecidos dos que realmente precisam de protecção.
Não entendo que continuem a ser eles a defender o que é estranho à sua função sindical, como, por exemplo, as alterações legislativas, sobre as quais o papel de defesa ou repúdio das mesmas cabe antes aos órgãos das respectivas judicaturas.
Mas, sobretudo, não me parece curial que o papel dos Sindicatos acabe por se reduzir a isto : convocar umas dúzias de sindicalizados e pô-los a lançar impropérios e assobios ao primeiro-ministro nas inaugurações em que ele, por esse país fora, está presente.
É bom que não nos esqueçamos : esses sindicalistas que passeiam pelo país atrás do primeiro-ministro são pagos por nós, contribuintes, e não é seguramente para isso que lhes pagamos os ordenados.
Demais, as manifestações públicas são relevantes – de extrema relevância política – quando, em raros momentos, correspondem a uma revolta generalizada das populações; convocadas a propósito de tudo e de nada só favorecem quem pretendem desprestigiar.
Os Sindicatos ainda não perceberam que o 25 de Abril foi há mais de 30 anos – pertence à geração anterior.

No comments: