Thursday, October 16, 2008

A NOSSA CRISE

Ouvi e li o que dizem os economistas – tidos como os especialistas da matéria – e fiquei baralhado: sem saber como começou e como vai acabar a crise, sem saber se este capitalismo foi definitivamente abalado ou se vai ressurgir mais forte.
Mas houve um artigo que me chamou a atenção : a crise só afecta as economias mais prósperas e é irrelevante quanto às chamadas economias tidas como emergentes (como são, por exemplo, os casos do Brasil e da China).
Se isto é exacto, o nosso atraso torna-nos imunes a esta famosa crise.
Até com esta vantagem : se de fora deixarem de nos emprestar em cada dia 40 milhões de euros – é quanto os nossos Bancos pedem no exterior em cada dia -, deixamos de sonhar com obras faraónicas e passaremos a tratar de coisas comezinhas, como a agricultura e a pesca, como as pequenas e médias empresas, que é por aí que damos emprego aos jovens e fazemos a sua integração social.
Ontem, houve um facto positivo: a nossa selecção de futebol não conseguiu vencer 10 futebolistas da pobre Albânia, os quais, em conjunto, ganham menos do que cada um dos nossos jogadores. Depois disto, ainda haverá quem sugira que Portugal se deve abalançar a organizar um campeonato mundial de futebol ?

No comments: