Friday, October 3, 2008

LIBERDADE DE VOTO DOS DEPUTADOS

Sobre o casamento dos homossexuais que vai agora ser debatido na Assembleia da República : o P.S. impõe que se vote contra, em obediência ao que disse o primeiro-ministro ; o P.S.D. deu liberdade de voto, o que também não significa nada, porque em bloco os deputados deste partido não vão ter a ousadia de desobedecer à Drª Manuela Ferreira Leite.
Mas mais curiosa é a posição do P.C.P. : vota a favor – vota contra a maioria -, sendo essa a única mudança de rumo que lhe conheço nos últimos trinta anos.
É isto a partidocracia : os deputados não são eleitos por ninguém – são escolhidos pelas cúpulas partidárias -, não tem que dar satisfação a ninguém, senão a esses dirigentes partidários, que lhes repetem ou não os mandatos conforme obedecem ou não a quem os escolheu.
Aceito perfeitamente a disciplina de voto quando está em causa a sobrevivência do Governo do partido, o que sucede na aprovação do Orçamento Geral do Estado ou numa moção de confiança.
Nunca aceitei – e pratiquei-o – que a função de deputado seja exercida a levantar o dedo quando o chefe da bancada o levanta ou a bater palmas quando ele bate.
Mas a independência de atitudes é um luxo, que fica caro; não garante a continuação na vida política, nem sequer garante posteriormente um lugar chorudo numa empresa pública.
Quando é que os políticos entenderão o que é a dignidade da função ?

1 comment:

Juventude Socialista de Matosinhos said...

É com enorme prazer e agrado que a equipa da JS Matosinhos lhe endereça os mais sinceros parabens pela qualidade do blog que aqui apresenta, sobretudo de toda a informação e comentários assertivos que aqui se encontram.
Convidamo-lo desde já, Drº.Manuel Coelho dos Santos a visitar o nosso blog que pretende de grosso modo, espelhar a actividade desta nossa estrutura política e tecer o seu comentário como assim lhe aprouver.
Será uma enorme honra também poder recebe-lo nas nossas instalações na sede do P.S. em Matosinhos, ficando aqui um convite para uma futura visita.
Atenciosamente,
JS Matosinhos