Monday, September 29, 2008

NO QUE PENSA A CLASSE POLÍTICA

Lá fora, o que se discute é a derrapagem financeira : se é profunda e de duração imprevisível, se há processo de a atenuar, se o neoliberalismo tem os dias contados.
Entre nós o que a classe política discute acirradamente é o divórcio sem culpa e o casamento gay – problemas a que a generalidade do país é estranha.
Quando em velhos tempos estudei Direito Romano fiquei a saber que uma das formas do casamento era o usus : o uso por seis meses equivalia a um casamento formalizado.
Não seria altura de ressuscitarmos esta fórmula ?
A nova Lei do Divórcio não altera nem diminui o número de divórcios, que já se fazem sem praticamente discutirmos a culpa. Só servirá para de forma mais complicada se discutir nos Tribunais a partilha dos bens.
Quanto ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, de nada adianta protelar a solução, que está à vista : esses casamentos vão ser autorizados, agora ou daqui a um ano ou dois. E não vai haver nenhum terramoto, como se provou ali na vizinha Espanha. Nem, por isso, nenhum partido vai perder votos. Este é um domínio em que o país está amadurecido : a maioria não concorda, tem uma atitude de encolher de ombros, não se opõe a que uma minoria encontre aí “a felicidade individual”, para usarmos a linguagem expressiva de um deputado do P.S. que quer ao menos uma vez ter liberdade de voto.
Não será altura de os deputados pensarem nos assuntos sérios que afligem o país ?

No comments: