Friday, November 21, 2008

MAIS UM INQUÉRITO PARLAMENTAR

O que se passou no B.P.N. traz à tona as ligações entre a política – que devia ser uma actividade nobre – e o mundo obscuro dos negócios. Assunto que, felizmente, está a ser investigado em sede própria, tendo todos nós a obrigação de á partida considerarmos inocentes os que já são apontados como criminosos pela comunicação social.
Pretendem os partidos que, em paralelo, se instaure um inquérito parlamentar, destinado a apurar, não as responsabilidades criminais, mas tão só as responsabilidades políticas dos que são apontados como os causadores do descalabro no B.C.P., propósito esse a que o P.S. se opõe, com total razão.
Quem, como eu, durante anos assistiu a inquéritos parlamentares, sabe que os mesmos não são minimamente fiáveis, porque o Parlamento não tem meios investigatórios capazes, mas sobretudo porque as conclusões dos inquéritos correspondem sempre ao que quer a maioria política da respectiva Comissão.
Enquanto for assim entre nós – não é assim noutros países -, são de uma total inutilidade os inquéritos parlamentares, que só servem para desprestigiar a actividade política.
Que o Parlamento não tente obstaculizar ou baralhar a investigação criminal em curso.
Que espere pelo resultado dessa investigação e que, a partir daí, faça o julgamento político consequente, centrado nas pessoas e não nos partidos.
Será esse o processo de a vida política não se degradar ainda mais.

No comments: