Monday, December 15, 2008

A POSIÇÃO DE MANUEL ALEGRE

Foi o meu candidato para a Presidência da República.
Tem razão em muitas das críticas que faz ao comportamento do Governo : que deixa intocáveis as grandes fortunas (era aí fácil pela via fiscal actuar), que permite que se mantenha uma tamanha distância entre ricos e pobres, que até aparece a proteger banco dos ricos, que não foi capaz de nos mostrar que era diferente no conúbio entre política e negócios.
Mas já não me parece que tenha razão quando, em termos gerais, se mostra solidário com os funcionários públicos a quem este Governo justamente retirou privilégios, numa atitude de coragem a que não estávamos habituados.
O que é que vem a seguir ?
Vamos ter o Manuel Alegre a chefiar o Bloco de Esquerda, a fazer na Europa, nesta fase difícil, mais uma experiência original a somar à que fizemos a seguir ao 25 de Abril, cujos reflexos ainda hoje sentimos ?
Vamos por essa via dar á Direita uma oportunidade que para já parecia perdida ?
Há 34 anos quem como eu esteve presente no 1º Congresso do Partido Socialista sabe que foi Manuel Alegre quem deu a vitória a Mário Soares e traçou a linha de rumo do partido.
Sou levado a supor que quem tem este passado não será capaz de quebrar um partido a que dedicou uma vida, mesmo que sinta que um projecto de Esquerda é muito mais do que aquilo a que assistimos.

No comments: