Monday, March 24, 2008

OS QUE SONHAM COM A PIDE

É mais uma atoarda a preencher o vazio da comunicação social : que os polícias reformados contratados pelas escolas públicas para manterem alguma vaga ordem estarão ainda a impedir os alunos de serem livres nas suas manifestações, seriam uma espécie de PIDES destinados também a informar o Ministério da Educação sobre pretensos movimentos de subversão vindos da parte dos alunos.
Os que nunca souberam o que foi a PIDE ou que andaram de cócoras na frente da PIDE aparecem-nos hoje, perante qualquer vago propósito de autoridade legítima, a clamar contra o “fascismo” e contra o “autoritarismo”, esquecidos muitos deles, os mais velhos, de que esse clamor na altura própria nos teria evitado um vergonhoso regime autoritário de meio século.
O que se passou agora num liceu do Porto é de molde a chocar-nos, mas está longe de ser tão chocante como o que se passa em países tidos como os mais civilizados, onde em vez de telemóveis são as pistolas que são utilizadas para matar colegas e professores.
Está dito e redito que a balbúrdia nas escolas públicas reflecte o nível educacional dos pais dos alunos. Mas não será também o reflexo do nível educacional de muitos dos professores que vimos nas manifestações sem nenhuma compostura e sem nenhuma educação, os quais, sendo embora minoria, não podem exigir dos alunos um comportamento diferente daquele de que infelizmente dão provas?
A culpa é de todos: dos pais, dos alunos, dos professores. Quando isto for entendido, está aberto o caminho do futuro.

No comments: