Monday, April 7, 2008

O CAMINHO FÁCIL PARA SER DE ESQUERDA

Profissionalmente já passei por tudo : desde a impossibilidade legal de divórcio para a maioria que se casara catolicamente até aos processos de divórcio que demoravam dias de julgamento na busca do conjuge culpado, para finalmente os divórcios litigiosos praticamente terem acabado, só existindo nos casos excepcionais em que se discutem bens materiais. Como todos sabemos, hoje o divórcio é sempre possível : basta que o conjuge que o quer faça as malas, saia de casa e viva nesta situação de facto durante três anos.
Este prazo é longo ? Reduzam-no então e deixem de falar dos afectos, esquecendo os deveres que o casamento acarreta, como quando foi do aborto, contra cuja penalização sempre me insurgi, eu ouvia algumas jovens invocarem como argumento : “o corpo é meu”.
É fácil ser de Esquerda no mundo dos costumes.
O que é difícil é sê-lo no que significa solidariedade social, na luta a sério contra os privilégios injustificados de alguns e em favor dos desfavorecidos, não por palavras mas por actos.
Aqueles que em Lisboa se posicionam para entregar uma parcela do Estado aos empresários, usando para isso o rótulo de partidos de Esquerda, serão mesmo de Esquerda ?

No comments: