Tuesday, April 22, 2008

AS “BASES” E OS “BARÕES”

Candidata-se uma “baronesa”, que arrasta atrás de si os chamados “barões” do P.S.D. .
Se alguém concorrer em nome das “bases” – o que parece certo – vamos ver o que significam os pouco mais de 20.000 filiados que votaram no actual Presidente (sensivelmente o mesmo bloco que antes tinha apoiado Santana Lopes e que nunca quis aceitar as razões por que foi demitido).
Se as “bases” pensam no país – na necessidade de termos uma Oposição relevante de que o país tanto carece -, então é certo que Manuela Ferreira Leite sairá facilmente vitoriosa desta refrega.
Mas se as “bases” pensam no “umbigo” – se cada um está a fazer as contas ao lugar que pode obter na Autarquia ou no Parlamento ou ao pequeno emprego que ambiciona – então vamos continuar a ver o P.S.D. a caminhar para o abismo.
José Miguel Júdice aventou a hipótese de o P.S.D. e o P.S. se fundirem num único partido. Seria este o processo de o “bloco central de interesses” se transformar numa correspondente força política, à semelhança do partido único da 1ª Republica (negação de uma democracia plena, tal como sucedeu até agora em países da América do Sul).
O que vai passar-se na eleição no P.S.D. não é apenas o assunto de militantes, não nos é indiferente, porque reflectir-se-á no funcionamento da nossa Democracia.

No comments: