Wednesday, September 17, 2008

O PREÇO DA GASOLINA

O Ministro da Economia veio, a medo, fazer este apelo patético às gasolineiras : que desçam o preço da gasolina, já que o crude desceu de quase 150 dólares para praticamente 90.
A esse apelo respondeu de imediato a B.P. : subiu a gasolina em mais um euro.
Para que serve o Governo se quem manda sem obediência a regras mínimas de decência são as grandes empresas ? Para que serve afinal a regulação ou a legislação contra o cartel ?
Percebemos assim que, no limite, nos possam aparecer de novo os camionistas a barrar as estradas como sendo o único caminho capaz de dar frutos.
Ou que o sonho das nacionalizações, como há 30 anos, volte a estar na ordem do dia.
De resto, o capitalismo à americana explica-nos como funciona “o mercado” : quando uma grande empresa está em via de falir, o Estado (ou seja : os contribuintes do país) aparece para a salvar, nacionaliza-a, mas sem ao menos exigir que quem a comanda restitua os milhões com que se pagou a título de gestão eficaz ainda em relação ao último ano (ao nosso nível, foi o que sucedeu entre nós com a anterior gestão do B.C.P.).
Percebe-se a insatisfação dos que pensam que ser de Esquerda é sobretudo actuar de maneira diferente no campo social e económico e que é de pouco interesse geral lutar pelo divórcio sem culpa e pelo casamento dos homossexuais igual ao dos heterossexuais.

No comments: