Friday, June 13, 2008

DEPOIS DOS CAMIONISTAS QUEM SE SEGUE ?

O Governo estava perante um dilema : se actuava em força seria mais uma vez acusado de autoritário e a revelar a sua tendência fascista; se não actuava, passava a demonstrar a sua fraqueza, a não saber usar a sua legitima autoridade num estado de Direito.
Escolheu o Governo a atitude do equilíbrio. Percebeu que os pequenos industriais de camionagem que se revoltavam e violavam a lei agiam numa atitude de desespero.
O Governo agiu nesta caso com bom senso. Poderá porventura ser acusado de não ter encontrado uma solução de compromisso antes um ou dois dias, minorando assim os prejuízos causados ao país.
Estão agora na berlinda os agricultores e os taxistas – duas das classes mais gravemente atingidas pela subida dos combustíveis. Percebe-se que, sem comprometer o interesse geral, se possam também aqui encontrar paliativos que ajudem a vencer as dificuldades do momento.
Mas o problema de fundo mantém-se : os combustíveis vão continuar a subir e a adaptação da economia e do nosso estilo de vida a esta nova realidade impõe medidas de outra profundidade e reclama mesmo uma intervenção mais ampla, ao nível europeu.

No comments: