Friday, June 6, 2008

O QUE PRENUNCIOU ESTA SEMANA

Dizem os jornais que a manifestação desta semana em Lisboa contra a anunciada reforma laboral juntou cerca de 200.000 pessoas. Comandou-a, mais uma vez, o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda voltou a estar presente. Dentro de um mês teremos igual manifestação, a somar às que em catadupa foram realizadas nos últimos tempos. É este o processo de, pela repetição, desvalorizar o alcance das manifestações públicas contra o Governo.
De significado diferente foi o comício em que Manuel Alegre se juntou aos inimigos do seu Partido Socialista, que são hoje os elementos do Bloco de Esquerda. Aí, nada de concreto, a não ser no domínio do palavriado fácil, foi dito contra a política do Governo, que tem obra notável nalguns domínios, mas que não resolve o problema estrutural da pobreza e das desigualdades e que não nos faz sair da mediocridade em que vivemos.
Nem a crise económica internacional foi capaz de mudar o rumo do Governo. Continua o Governo a inaugurar auto-estradas, como o fez com sucesso Cavaco, mas que hoje não dão para conquistar um único voto. Continua o Governo a apontar-nos TGVs – vamos chegar a Lisboa com menos um quarto de hora por milhões de contos, vamos montar uma linha deficitária para Madrid por mais tantos milhões de contos, que os nosso filhos e netos vão pagar.
Manuela Ferreira Leite não se opõe a estas inutilidades e parece alinhar no bloco central de interesses. Só Manuel Alegre, ao de leve, é que diz que o Governo é refém dos empreiteiros, banqueiros e gestores – umas escassas centenas que vivem em Lisboa, alimentam os partidos e colocam as clientelas partidárias.
São as épocas de crise que põem à prova a capacidade dos governantes.

No comments: