Wednesday, June 25, 2008

VAMOS TER OPOSIÇÃO A SÉRIO ?

Até agora, nos últimos três anos, fez o Governo as reformas que a Direita tinha obrigação de fazer antes (fê-las dificilmente e ficou com o labeu de ser de Direita).
É agora a altura de a Direita lhe pagar e lhe apontar as reformas de Esquerda que ele se esqueceu de fazer.
Percebe-se assim que Manuela Ferreira Leite queira acabar com as obras faraónicas e trave a luta contra as desigualdades sociais.
Mas será difícil lutar contra o crescimento económico na base do betão, quando foi esse o programa no tempo de Cavaco e sequazes – programa que se justificava porque na época não tínhamos infra-estruturas mínimas e tínhamos uma largueza económica que não temos hoje -, mas sobretudo porque o grupo que acompanha Manuela Ferreira Leite sabe que os empreiteiros e banqueiros que alimentam as obras públicas alimentam em simultâneo os partidos do poder e colocam os seus apaniguados.
Se, porém, contra ventos e marés, o programa que Manuela Ferreira Leite apontou vier a ser concretizado, não vamos ter mais anúncios de TGV’s, de auto-estradas, de túneis e de pontes e até a minha aldeia rural ali de Gaia vai continuar a viver na sua pacatez e já não vai ser desfeita pelas duas inúteis auto-estradas projectadas para a cruzarem.
O que significa que vamos tentar ser europeus através de um caminho simples de desenvolvimento económico – protegendo o pequeno comércio e a pequena indústria das malhas da especulação, fazendo com que a pesca e a agricultura sobrevivam (somos o único país da Europa em que a maior parte do terreno agrícola está abandonado), reformando finalmente uma Justiça que não existe e que é peça fundamental de um Estado de Direito. Os países nórdicos aí estão para nos dizerem como se sai do pântano sem necessidade de TGV’s.
Se Manuela Ferreira Leite concretizar o seu programa, então vamos acabar com os vencimentos imorais de gestores e com reformas descabeladas, que são essa a principal causa do descontentamento que percebemos em toda a parte.
Uma maioria absoluta carece mais de uma Oposição a sério.



No comments: